Foi aprovado nesta quarta-feira (20), na reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, requerimento do deputado Rodrigo Lorenzoni para a realização de audiência pública que vai discutir a situação e impactos do abigeato no Estado.
A audiência, que será realizada dia 02 de setembro, às 9h30, no auditório da Farsul, durante a Expointer, em Esteio, atende uma reivindicação dos produtores rurais gaúchos que vêm enfrentando a falta de segurança no campo e prejuízos. Serão convidados representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária; Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS; Secretaria de Segurança Pública do RS; Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS; Brigada Militar; Polícia Civil; FARSUL; FEBRAC; Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Sul; Sociedade de veterinária do RS; Sindicatos Rurais e Associações de Criadores.
“Em que pesem as ações policiais de combate, que até conseguiram reduzir os números absolutos do abigeato em alguns locais do RS, as repercussões econômicas e sanitárias são relevantes. Então, nessa audiência pública, vamos ouvir os produtores e os setores envolvidos, avaliar estratégias eficazes e, se necessário, apresentar propostas de medidas legislativas para coibir o abigeato”, esclarece Rodrigo.